11 abril 2011

Brigadeiro

A Aparecida falava que pro olho mudar de castanho pra azul é só pôr chá de camomila e que tomar água depois de comer brigadeiro dá diabetes. E a Aparecida não sabia fazer brigadeiro, mas ela sempre falava isso quando me via tirando do microondas a tigela de brigadeiro, e isso acontecia com muita frequência quando eu morava na casa da minha mãe. Aparecida lavava louça, passava roupas, cozinhava, costurava e vendia avon, mas não sabia fazer brigadeiro, até que um dia eu ensinei e anotei o passo a passo – que eu inventei na hora, porque eu fazia 'de olho', como dizem.

Foi o que eu deixei pra ela quando sai da casa da minha mãe: a receita de brigadeiro de microondas. Eu não sabia que iria sentir saudades dela, até hoje quando meu telefone tocou. “Carol, vem pro aniversário do Vitor, fiz um monte de brigadeiro. Lembrei de você”. E eu, que virei adulta: “Não posso, vou trabalhar. Olha. Tô com saudades”. “Eu também. Nunca mais te vi, só vejo a sua cama desarrumada quando chego na segunda e você já foi embora”. Chorei. “Oh. Guarda uns brigadeiros pra mim, semana que vem tô aí”. “Mas Carol, até lá vai estar tudo duro”. “Tem problema não, Aparecida, guarda pra mim”. Desliguei antes que ela percebesse minha voz assim, meio trêmula.

A Aparecida não vai perceber nunca que a gente cresceu.

15 comentários:

Carol Pretti disse...

Nao vou cansar nunca de falar que vc escreve pra caraio!!!!!!!!!!!!
Orgulho, distante, e admiração verdadeira!
Bjo

Thais Farias disse...

que graça esse texto, a maneira como escreve, como sabe colocar as palavras certinho a ponto de fazer com que o sentimento acabe alcançando quem lê.
Parabens

Beijo!

Thiago Rocha disse...

Excelente, como sempre!

PS: O texto, o brigadeiro eu não sei...

Anônimo disse...

e pensar que essa menina já botou panela dentro de microondas!


Ai, Carol! Vc ainda vai pro arquivo confidencial do Faustão...rs

K.C disse...

bela poesia

Mayara Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mayara Almeida disse...

Doce.

michelaalbano disse...

amiga que lindoooo....adorei...e essa aparecida existe mesmo ??

Marcos Vinícius Almeida disse...

fodástico!

Anônimo disse...

muito lindo

VetAgro disse...

adoro esse blog igual brigadeiro!

Serralheria Prados Verdes disse...

muito legal seu blog, estamos seguindo! Se quiser passa lá: http://serralheriapradosverdesltda.blogspot.com/ . Estamos sorteando uma churrasqueira.

Doug disse...

Ótimo texto!

Ângela disse...

também chorei de emoção!! Só vc mesmo!!

adeel disse...

nice