05 setembro 2010

Obsceno isso?

Não sei se vocês acompanharam o problema dos livros entregues a um colégio público que, de acordo com alguns pais de alunos, teriam conteúdo inadequado para os estudantes do ensino médio.

A história está bem explicada aqui, só clicar. Em síntese: as escolas públicas receberam do governo livros a serem utilizados pelos alunos. Em um deles - "Cem melhores contos brasileiros do século" - há o conto "Obscenidades para uma dona de casa". O texto tem passagens bem das safadas, e então os pais pensaram que poderia ser muito ofensivo para seus filhos.

Fiz esse post por dois motivos:
1. Porque o autor do conto, o Ignácio de Loyola Brandão, deu sua opinião sobre o assunto e falou tudo. Os pais simplesmente não estão enxergando o que é que há, minha gente. E digo isso na posição de ex-adolescente que aos 14 anos já dava muito nó em pingo d'água e a mãe nem percebia. (Oi, mãe, é brincadeira). A resposta tá aqui.

2. Porque o conto é muito bom, e faz tempo que não mando uma dica do dia. Fica essa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sempre adorei desatar nós :p

Michele Matos disse...

O conto é muito bom mesmo, realmente acho que a aula vai virar algazarra, mas por enquanto só, aos poucos os jovenzinhos vão aprendendo a apreciar e entender contos desse tipo.

Siiiim! vamos jogar no bichooo! É a única esperança!

Unknown disse...

porra se fosse crianças de 12 anos, mas 17??? a maioria nem virgem é mais, os jovens estão muito mimados e os pais também, essa garotada tem que ter noção do que é o mundo real que sexo é isso, quando eles vão querer que os filhos pensem nisso? faço minha as palavras do Brandão "um pai, um estupido!"

há braços psicodelicos

marli disse...

Não conheço o conto mais se voce disse que é bom assino embaixo..agora menina amo a maneira como voce escreve..uma vez o Ruben Alves disse que encontrou uma senhorinha que ele nunca tinha visto e ela disse:mesmo sem nunca te-lo visto amo você..e faço minhas essas palavras te ler faz com que agente te ame viu: amo você

Anônimo disse...

concordo com você, estava falando disso outro dia na escola onde trabalho, os pais se iludem sobre o que os filhos conhecem, o pior cego é aquele que não quer ver, e como tem pai que não quer ver.

Amei a frase da descrição do blog.

P. Roma disse...

Olá, Carol!
Achei o texto super interessante!
Não conhecia o conto...
Pior do que obscenidade é a hipocrisia - ou ingenuidade (risos)- desses pais em achar que esse texto é "inadequado" para alunos de ensino médio (!).
Na verdade, inadequado e retrógrado é o comportamento deles, que só contribui para os afastar ainda mais da realidade vivida pelos filhos!
Continuarei visitando o blog!
Bjs.

OBS.: Qdo quiser, passe em: www.blaseeasavessas.blogspot.com!

Jaqueline Lima disse...

Clichê um: com tanta coisa que essa "criançada" assiste ou acessa...
livro pode mesmo desvirtua-los...

beijos carol!