02 maio 2010

Já era hora


Há tempos não escrevo, porque tanto coisa tem acontecido e eu estou esperando as coisas se ajeitarem. Mas hoje, na hora do almoço, pensei que preciso voltar a estudar inglês, mas logo em seguida, mais uma vez, pensei que é melhor esperar as coisas se ajeitarem e foi aí que compreendi: as coisas não vão se ajeitar nunca.

As grandes ideias e as melhores soluções - assim como os maiores problemas – surgem numa mesa de almoço de domingo, numa tarde ensolarada de terça-feira, ou antes de dormir, na segunda. É quando a gente não espera, e quando a gente não procurava nem problema, nem solução.

Pois foi hoje na hora do almoço que se resolveu uma grande questão da minha vida: as coisas nunca se ajeitam.

Talvez se ajeitem para você, que casou, teve filhos. Ou para você, que finalmente comprou aquela casa, fez aquela viagem. Mas somos todos diferentes, lembra? Não há fórmula de felicidade.

E ali, diante do filé à parmegiana, passou aquele filme mental, super clichê. Até hoje, foram 7 cidades, 20 casas, 9 escolas, 8 empregos, capoeira, tae kwon do, teatro, inglês, pedagogia, jornalismo, pintura, jazz, musculação e parapsicologia. 24 anos.

Era hora de aceitar: minha constância é a mudança. Eu não paro, eu não sei ficar quieta. E quando fico, sinto que não é por muito tempo.

Na infância, eu sempre soube quais eram as amizades que deveria guardar. Um dia chegava a hora de encaixotar as coisas, e aí, restavam dois endereços no fundo da mala. Pra elas eu escrevia. O resto ficava para trás.

Não há fórmulas, mesmo. Tem gente que espera a mudança acontecer para tomar uma atitude. Eu espero a mudança acabar.

Hoje foi o dia que eu aceitei que esperar não dá em nada. Vou seguir cá, mudando. Tenho é que encaixar as coisas definitivas no meio da mudança. Porque na minha coleção de coisas de outros lugares - e tempos - tem que caber as coisas de agora.

E se você está aí esperando uma mudança, entenda: talvez você seja de constâncias. Fica combinado assim: eu faço ser constante cá; e você, daí, faz mudar.

5 comentários:

MV disse...

Vou rezar procê.

Vário do Andaraí disse...

Em suma, consertar a viatura com a viatura em movimento ?

O desenho tá muito legal. Vc fez em Paint ?

Registra. ( rs )

Até

Anônimo disse...

Esse foi um texto que fez muito sentido pra mim neste momento da minha vida! muito bom!

Mariposa disse...

realmente seu texto eh muito bom!
as vezes pensamos tanto e esperamos tanto, mas quando damos por si, vemos que eh bem diferente tudo aquilo q temos em mente!
gostei

beijos

Michele Matos disse...

Sim sim, é tudo isso mesmo. Um dia faz sentido.
=)