11 agosto 2009

Eu e minha CNH



Vou contar uma coisa para vocês (que os mais chegados já sabem): eu não dirijo. E eu não fiz essa opção como forma de ajudar a diminuir os níveis de CO2 na atmosfera e contribuir com a salvação do planeta; nem pela minha saúde quando sou obrigada a fazer longas caminhadas, embora estes argumentos me sirvam de consolo. Eu tenho CNH e não é de hoje. Mas logo depois que adquiri minha nem um pouco esperada – ao contrário da maioria dos adolescentes – habilitação, mudei-me para Marília, onde fui fazer faculdade. Lá não tinha carro pra treinar e isso juntou-se à fase mais hipponga da minha vida, quando eu sabia que nunca precisaria de carro desde que tivesse pés para caminhar e dedos para pedir carona. Aventurei-me no volante algumas vezes nos últimos anos, mas descobri que a preguiça e o desprezo de outrora me legaram um medinho, além da total falta de habilidade. Eu até dirijo no sítio ou em uma avenida larga, reta e pouco movimentada, mas é acontecer um imprevisto que me desespero, travo, fico de boca aberta sem saber o que fazer. E não, não pensem que são grandes imprevistos como um confronto entre policias e sem-terras no cruzamento à minha frente. O que me desespera é, por exemplo, quando tem um carro atrás de mim. Ou quando o carro da frente resolve estacionar. Tentem entender o problema e não riam: eu quase subi as escadas da igreja com o carro da auto-escola. Então eu sou agora uma mulher – sim, porque embora eu me veja como menina, quem vê de fora sabe que sou mulher – de 23 anos que mora, parcialmente, no sítio (os mais chegados sabem que eu considero que tenho dois lares) e que depende dos pais, do irmão ou da prima de 18 anos para ir até a cidade quando precisa.
Mas, meus queridos, a vida continua, o mundo gira, pedra parada cria limo e por isso estou aqui para dizer para vocês que eu, sozinha, sem auxílio algum, vou vencer esse meu medo, porque hoje, nesta bela terça-feira ensolarada, fui à Ciretran renovar minha CNH, antes que ela complete um ano de vencimento. Para todos vocês que têm um plano, projeto ou desejo estacionado no tempo, eu digo: corram atrás, porque sempre vale a pena fazer coisas diferentes e aprender coisas novas. E para quem mora ou vai passar por Duartina ou Dois Córregos nos próximos meses, é de coração que recomendo: andem pelas calçadas e tomem muito cuidado ao atravessar a rua. A menina que dirige o carro que vem em sua direção pode ser eu.


PS: Ainda que eu deixei claro para todo mundo que não pretendo comprar um carro porque pra mim é mais necessidade do que qualquer outra coisa; porque quero viajar o mundo todo de barco, trem e avião e nos meus planos não cabe dinheiro para IPVA; e porque eu concordo com esse manifesto aqui, que vale bem a pena vocês lerem. Eu mudei, pero no mucho.

PS 2: Hoje esse blog faz 2 anos, esse é o post número 100 e eu, com minha nova CNH, darei um grande salto para um homem, embora seja um fato insignificante para a humanidade. Viva!

5 comentários:

Doug disse...

Primeiramente, parabéns pelos 2 anos de blog. E qnto ao que vc falou, fique tranquila. Aprender a dirigir realmente nao é facil e requer mto mais confiança do q qualquer outra coisa. Quando for a hora e vc realmente precisar de um carro, com o tempo, vc perde todos esses medos ai. No mais, pense que, ao menos q vc esteja pilotando um Airbus, quem manda naquela porra é vc! A maquina é sempre, ou quase sempre, projetada pra q um ser pensante tenha total controle sobre ela. Boa sorte! :)

Michele Matos disse...

Que lindo ver um filho crescer né? O meu faz dois aninhos em novembro, eu faço 23 em novembro também e morro de medo de dirigir e pensar em dirigir, de ir até uma autoescola ... Ai, tô quase criando coragem, seu texto até me ajudou.

Michele Matos disse...

Eu faço dia 10...Vc tbem é de novembro?
Os de escorpião são os melhores, eu acho.

Giovana disse...

Ai, desculpa, mas eu ri! haha

Consegui passar no exame tem quase 15 dias. Ainda não chegou minha carta, mas eu estou super animada pra que ela chegue - e morrendo de medo de pegar o carro do meu pai :P

anamariacorri disse...

Primeiro... desculpe pelo sumiço, sei q não fui a fã assídua de outrora, mas estou retornando...
Segundo... parabéns pelo aniversário do blog q adoro!
Terceiro... eu sou a ilustradora oficial do livro da Carol... tirem oszóio!
Quarto... inda bem q não tenho mais carro, senão não ia deixá-lo na rua mais uhahuauhahu

Bjos Carolll