07 setembro 2009

Salve, salve a pátria amada

Ontem vi aquela senhorinha amiga do rei Roberto Carlos, a dona Vanusa, no programa do Gugu, explicando porque errou a letra do nosso tão poético hino nacional. Ela falou dos remédios que toma, da ansiedade, do problema com os óculos e arrematou com uma frase enfática: “Ninguém sabe cantar o Hino Nacional. Ninguém!”.
Pois eu venho falar em defesa de todos aqueles que sabem que o belo, forte e impávido colosso não tem nada de risonho.
Durante 4 anos da minha vida – da quinta à oitava série – fui obrigada a cantar o hino nacional diante da bandeira. Toda quarta-feira era a mesma história: chegávamos na escola, deixávamos o material escolar na carteira e íamos para o pátio. Lá ficávamos, remelentos e sonolentos, em filas diante da bandeira do Brasil. A professora responsável por cada sala caminhava ao lado da fila observando se havia algum aluno mascando chicletes, cochichando ou dormindo em pé. E a diretora nos observava do alto da escada, rabugenta e orgulhosa.
Então hoje as pessoas dizem que as escolas não são mais as mesmas, que com o tempo as coisas só pioram e que não há mais respeito. E aí que, depois do episódio da dona Vanusa, eu fico na dúvida, porque pelo visto a escola onde ela estudou anos e anos atrás não ensinava o hino aos seus alunos, nem mesmo na semana da pátria. Porque a letra é difícil sim, mas pelo menos o ritmo todo mundo sabe; até os jogadores de futebol. Só a dona Vanusa é que não aprendeu. Ou então, coitadinha, foi pega pelo tal do Alzheimer – que é o que eu penso toda vez que vejo aquele vídeo, ela lá, com penas rosas no cabelo, cantando linda, loura – e louca.

12 comentários:

VetAgro disse...

Nem as escolas nem o mundo é o mesmo... o acesso as coisa hj é 1000000 de vezes mais facil e ela diz que não lhe enviaram a letra. Façam o teste, pra ver em qto tempo se consegue a letra do hino na net. 35seg talvez?? com uma internet discada...
mas o hino toca antes de toda partida de futebol no estado de São Paulo, e quando isto virou lei muitos criticaram.
mas qdo vemos cenas como esta entendemos pq se preocupam em fazer uma lei como esta.
Gostei Carol!

Anônimo disse...

Sou professor e vejo o problema do hino nacional nas escolas de uma maneira muito particular. A escola em que eu estudei quando criança fazia esse ritual, de hastear a bandeira e obrigar a molecada a cantar o hino. Mas nunca me explicaram o que significava "impávido colosso" ou " brado retumbante". A escola em que eu lecionava também cumpria esse ritual. Era o cúmulo, pois a professora de português me relatou que não entendia o hino nacional, então não estava disposta a destrinchar a letra aos alunos. então lá vai o Tiaguinho aqui, professor de história, explicar a letra do hino pra molecada. Porra. Se em colégio particular os professores, formados numa universidade de beira de estrada, não tem a pachorra de procurar um dicionário para preparar uma aula, imagine numa escola pública. Não digo que todos os professores são acomodados como essa colega citada. Mas de que adianta saber cantar o hino sem saber o significado daquilo que está cantando?

Jefferson Cristian Machado; disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jefferson Cristian Machado; disse...

Simplesmente ridículo o que aquela mulher fez. Creio uma pessoa tão ignorante ao ponto de não saber o hino nacional hoje em dia, sendo que ele é tocado em toda cerimônia feita, deva ser boicotada da mídia, pois fomenta a idéia de que ter habilidades (cantar, jogar futebol, ou sei lá... se bem que ela nem cantar sabe, na minha opinião) é melhor do que ter inteligência. Francamente.

Apoio tua indignação.

Neto Verneque disse...

eu sei cantar o hino!
e cantava seeempre na escola ^^
d vez em quando até ficava só na segunda voz
mas sei cantar sim hein
hehe

Deborah Cabral disse...

Volto a dizer que se isso acontecesse no campeonato nacional dos EUA a mulher tava em Guantánamo!!! Adorei o post, Carol! (Tanto é que virou um post meu... rs)

Doug disse...

Só nao concordo com a parte de q ateh os jogadores de futebol sabem... uns cantam, a maioria finge, alguns tentam e o resto nem abre a boca...

Michele Matos disse...

Talvez se eu ficasse nervosa eu trocaria a parte do sonho e do amor... Mas é imperdoável a gafe da vanusinha.
=**

Finito Carneiro disse...

Eu sei cantar o hino, e não é só porque cantávamos na escola. Pode parecer coisa de maluco, mas eu tenho o hino nacional no meu Winamp, e o ouço da mesma forma que as outras músicas.

E ainda canto junto!

Vário do Andaraí disse...

Tá sumida das postagens !

Abço.

anamariacorri disse...

Eu sei cantar o hino tbmm... minha mãe quase teve um ataque ao ver a vanusete cantando akilo... chingou d alguns nomes xulos improprios para o horario e disse q ela deveria ser presa, que tem lei q proteje os símbolos nacionais e q era crime o q ela fez... bom... tirando o stress de professor d portugues da mamãe... remedio? nervoso? óculos?? vamos combinar... ela tava chapadíssima, vai huauhahua

anamariacorri disse...

alias, protege eh com g d gato, nao com j uhahuahuahua