29 setembro 2009

ESTAMOS EM GREVE

Depois de todos esses dias sem um postizinho, tenho mil assuntos na cabeça, mas nesse momento só quero dizer que tô puta com essa greve dos bancários.

Sim, é pessoal. Eu não sei se essa greve é nacional ou se é só no estado de São Paulo, porque ando meio mal informada quanto a isso, mas desde quinta-feira passada esses bancários filhos de uma digníssima mãe estão atrasando a vida de muita gente e, principalmente, a minha.
Não que eu não entenda que uma greve simboliza, entre outras coisas, a união que há em uma categoria de trabalhadores, e que se há greve é porque há problemas e o fim da greve pode simbolizar melhores condições de trabalho e, assim, melhor atendimento e prestação de serviços ao público. Sei bem de tudo isso, mas não posso concordar.
Há uns 5 anos eu ouço de muita gente que bom mesmo é prestar concurso porque trabalhar em banco é “teta” (e eu odeio essa expressão), que o sujeito trabalha sentadinho, num ambiente com ar condicionado, ganha bem e tem lá seus benefícios. Muita gente que trabalha em banco já me contou que o serviço é,as vezes, exaustivo, mas que no fim vale a pena.

A @mbottan disse lá no twitter algo do tipo “90% dos trabalhadores do Brasil estão descontentes com o salário e se todo mundo fosse fazer greve, só restaria deitar e morrer” e eu concordo com isso. Todo ano tem greve dos bancários e eu começo a não entender mais nada porque eu não acho que seja tão horrível assim ficar 8 horas assinando papéis, atendendo ao público e trocando dinheiro num lugar bonitinho (apesar de meio cinza, meio frio) que é um banco. Daí que eu concluo que a greve dos bancários tem um motivo mais profundo: é uma greve por frustração. Sim, sim. Quem aqui tem um priminho, irmãozinho ou filho que diz que quando crescer quer ser bancário? Quem aqui fez (ou faz) faculdade pensando em ser um grande bancário um dia? Pois é. Bancário é o tipo de profissão que se escolhe pelo dinheiro e pelos benefícios, não pela realização. Então, o que resta é pedir aumento, ué.

Mas aí eu penso em outra coisa: os caras estão lá dentro dos bancos todos os dias. Eles sabem de tudo o que acontece por trás do balcão de atendimento. E, se eles, apesar de ganharem bem (porque eu sei que bancário ganha bem sim) sabem que podem ganhar melhor, fico a pensar em quanto um banco não fatura por mês. E eu aqui pagando os juros do meu cartão de crédito. Aiai.


Não, e esse texto não tem conclusão. É mesmo um desabafo. Pronto, falei.

3 comentários:

Doug disse...

Certas instituições existem com o único propósito de fuder com a sua vida! Só pra citar duas, temos o tiro de guerra e o Banco Real!
E agora a máfia ta pior ainda, agora q se juntou ao Santander. Os kras são tao fdps q unificaram todos os serviçoes, menos as transferencias bancarias, para bobos como eu pagarem um absurdo de DOC!

VetAgro disse...

ano após ano os bancos batem recordes de lucro,mesmo com a crise, os lucros dos bancos no Brasil só aumentam. as taxas e os juros cobrados neste país são exorbitantes, e só por isso não houve aqui a quebradeira de bancos como foi no esterior, o lastro aqui é bem mais gordo. O Salario dos bancarios é realmente muito bom, mas são tb muito cobrados pois lidam com a revolta e insatisfação garal do publico diariamente. Qtas vezes vc ficou na fila por mais de 30 minutos e pode verificar que existem caixas que permanecem fechados o tempo todo?? Não concordo mesmo com greve pois muitos aproveitam a chance para tirar férias e até desconhecem as revindicações. Como no MST, em que os lideres possuem carro e endereço na cidade ( mas não são sem terra??) Os Bancos deveriam ser obrigados a prestar um serviço adequado, não o fazem, mas cobram pelo ar que se respira nas agencias, emprestam seu dinheiro ( ou vc acha que eles deixam sua poupança rendendo??) e lhe pagam 0,5%, mas cobram 8% qdo emprestam a vc( cheque especial). Esta greve ocorre pois os bancarios conhecem o lucro dos bancos e por isso consideram baixos seus salarios...

Unknown disse...

e vc s o falo o q todomundo quer dizer parabens pelo blog bjs conhessa meu blog um blog feito por um dislixo rsrsr
bjs

http://statusfrancys.blogspot.com/